terça-feira, 11 de setembro de 2012


marketing ambiental, verde ou ecológico

Marketing  Ambiental é um conjunto de técnicas e aplicações que visa atender as necessidades e desejos dos consumidores que possuem consciência ecológica, sobretudo planejando e desenvolvendo um mercado e sociedade sustentável. Desenvolve e implementa produtos e serviços que atendem a segmento e demanda específica.
No século XX, ocorreu a emergência de pensamentos ambientalistas, a reflexão sobre nossa sociedade do consumo e sobre todos os desgastes sofrido pelo meio ambiente perante o avanço da poluição e do desperdício tem crescido cada vez mais nos debates sócio-econômicos. A necessidade de construir um mundo melhor, no qual haja qualidade de vida e trabalho para todos, está conscientizando as pessoas em consumir produtos ecologicamente corretos.
         Neste ponto, o marketing ambiental ganha destaque nas empresas como ferramenta para projetar a imagem da empresa a respeito de sua capacidade de produzir e distribuir seus produtos de forma sustentável. Em cadeia, todo o planejamento de marketing ambiental destaca o valor da empresa desde a coleta de insumos e fabricação do produto até a sua exposição no mercado de maneira ecológicamente correta.
        O marketing ambiental também pode ser definido como um gestor que busca antever as exigências ambientais dos consumidores, mantendo a margem do lucro empresarial sustentável. Atualmente, além das correntes de pensamento e preocupações com o meio ambiente, o consumidor possui largo acesso à informação, que o capacita a valorizar os benefícios de um produto que respeita o meio ambiente e a saúde de quem o consome.
       Além deste fator, o consumidor quer conhecer a origem do produto, fábrica, marca e quais matérias-primas foram utilizadas e no que implicará de benefícios e malefícios à sociedade ao ser utilizado. Neste cenário de atuação do marketing ambiental, a responsabilidade é compartilhada entre empresa e consumidor, pois, se por um lado a empresa é responsável pelos efeitos da produção e do produto na sociedade, por outro lado o consumidor deve ser responsável em não comprar acima de suas necessidades, o que geraria o mal do desperdício.
        Podemos concluir considerando que o marketing ambiental tem como principal objetivo estratégico passar uma imagem positiva para seu público alvo, a fim de que possa incentivá-los a compra de seu bem de produto ou serviço.

Um comentário:

  1. Diante do que foi exposto no texto o marketing ambiental já está presente no mundo da moda nas lojas temos vestido, saias, calças e até jaquetas feitas com matéria prima ecológica claro que como está super na moda o preço é alto, a ressalva é que o texto está dentro do contexto que estamos vivendo.

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